Revisão de Textos Cantinho da Revisão

     Em nossa revisão, trabalhamos auxiliando na confecção de Monografia, Dissertação, Projeto de Pesquisa, TCC, Artigo Científico, enfim, todo tipo de trabalho referente à área acadêmica. Ajudamos  você na confecção do seu primeiro Curriculum Vitae e da sua carta de apresentação utilizando o Adobe, ou Word, ou qualquer outro editor de sua preferência. Também, trabalhamos com Redação Oficial (Ofício, Circular, Memorando, Mensagem, Edital, Portaria, Comunicado, etc).

      Fazemos a tradução tanto do Inglês para o Português, quanto do Português para o Inglês de todos os gêneros já citados, inclusive textos literários, e-mails, websites, portfólios entre outros.


    O assunto que estaremos apresentando a seguir, consideramos de extrema importância para você, o principal interessado em nosso trabalho, pois, acreditamos que a nossa qualidade é o nosso diferencial.

     Diferenciar gêneros e tipos textuais, a princípio parece bastante simples, porém na verdade se trata de um grande desafio. Podemos verificar na própria Internet, pessoas que se dizem especialistas nessa área, conflitando suas ideias com relação ao verdadeiro conceito referente aos gêneros e tipos textuais. Nós nos sentimos na obrigação de esclarecermos, pois, como professoras de Português e Inglês, achamos um absurdo tamanha confusão. Torna-se essencial a definição de Tipo de texto e gênero de texto.

Tipos de textos

     O modo de se estabelecer a interação entre texto e leitor é o que vai determinar o tipo de texto. Isso significa que o tipo é caracterizado pela natureza linguística de sua construção teórica, ou seja, por seus tempos verbais, aspectos lexicais e sintáticos, relações entre seus elementos. Os principais tipos textuais são:

descritivos, dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo, injuntivo

Os gêneros de textos

    Se o tipo é organizado pelos seus elementos formais, o gênero é caracterizado pelo estilo do texto, pela sua função sociocomunicativa, ou seja, para o fim a que se destina. Surgem, pois, vários gêneros (orais e/ou escritos):


 

bula de remédios, bilhete, narrativas, artigos de opinião, crônicas, romances, receitas, classificados, reportagens jornalísticas, carta pessoal, carta comercial, catálogos, lista telefônica, email, cardápio, chat, manual de instruções, resenha, outdoor, plano de aula, aula virtual, resumo, charge, boletim de ocorrência, edital de concurso, relatório, piada,  conferência, sermão, romance, biografia, horóscopo, reunião, etc.

Tipos e gêneros podem conviver num mesmo texto, mas normalmente um predomina. Textos dissertativos argumentativos podem trazer cenas descritivas, e vice-versa. Assim sendo, um texto, por exemplo, do gênero carta, pode ser do tipo narrativo, argumentativo, etc. Um romance pode trazer trechos descritivos, embora seja predominantemente narrativo. Numa bula de remédio estão presentes três tipos: descritivo, dissertativo e injuntivo. Na fábula, o narrativo e argumentativo. Concluímos que, um mesmo tipo de texto pode ocorrer em vários gêneros.
Fonte:http://www.lbeu.com.br/a/Texto-tipos-e-gêneros.html
  

 

Sleep Away.mp3